Como gerar Ordem de Compra Nacional

A Ordem de Compra representa um elemento fundamental no processo de aquisição de produtos e materiais para uma empresa. É um pedido formalizado pela empresa junto a um fabricante ou fornecedor, estabelecendo uma solicitação específica de produtos ou serviços necessários para o funcionamento do negócio.

O Eccosys possibilita que os usuários do sistema criem ordens de compra personalizada com facilidade e agilidade para seus fornecedores, especificando os produtos desejados, quantidades, prazos e demais detalhes relevantes.

Além disso, o Eccosys oferece a conveniência de enviar automaticamente as Ordens de Compra para o e-mail cadastrado no contato do fornecedor, tornando o processo de aquisição ainda mais eficiente e proporcionando uma comunicação direta e clara entre as partes envolvidas.

Neste manual você aprenderá a:
  1. Incluir nova ordem de compra nacional;
  2. Visualizar e gerenciar a Ordem de Compra;
  3. Outras Ações;
  4. Realizar Ordem de Compra a partir de Compras.

Incluir nova ordem de compra nacional

É possível incluir novas ordens e gerenciar as existentes em Suprimentos > O.C Nacional, para criar uma nova Ordem de compra, clique em "Incluir Ordem de Compra".

Na próxima tela informe o seu Fornecedor e os produtos a serem comprados.


Em totais, será calculado os valores dos produtos assim como o frete, IPI e desconto.
As condições de pagamento deverão ser preenchidas na parte inferior da tela, e poderá ser informada das seguintes formas:
  1. Prazo em dias: 30,60
  2. Parcelas: 3x
  3. Dias mais parcelas: 15 + 2x
Dentro da O.C, você consegue informar todas as condições de pagamento e categoria de receita, também será possivel  adicionar anexos na área de upload, clicando ou selecionando os arquivos desejados e Dados adicionais no campo de "Observações".


Visualizar e gerenciar a Ordem de Compra

Ao salvar a O.C (ordem de compra), você será direcionado a listagem de ordem de compra cadastradas em seu eccosys, localizada em Suprimentos > Ordem de compra Nacional, as ordem de compra ficarão com situação "em aberto", após serem criadas, destacadas na cor amarela.


Através do menu de contexto será possivel efetuar algumas ações, dentre elas, enviar por e-mail ou enviar para logística. Quando o processo for concluído, pelo menu de contexto, será possível também gerar a nota fiscal.



Outras Ações

Na tela de exibição das O.C Nacionais é possível abrir o Filtro de busca, onde é possível buscar por determinadas situações, períodos, pedidos de venda, produtos ou unidades de negócio.
No botão superior de "Ações" ainda é possível Imprimir e Exportar dados para planilha:


Resultado

Sua ordem de compra encontra-se registrada e poderá ser enviada ao seu fornecedor, as ordens de compra nacionais encontram-se disponíveis em Suprimentos > Ordem de Compra Nacional. 

Próximos passos

Caso você tenha interesse, veja mais materiais relacionados a compras:
  1. Como funciona a modalidade de Vendas Cross-Docking;
  2. Como funciona o Cálculo Automático de Estoque Mínimo e Estoque Máximo; e
  3. Como Funciona a Ferramenta de Compras.

Lembrando, em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.

Atualizado em 10/12/2024
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