Baixa de Contas a Receber / Pagar via Planilha

A funcionalidade de baixa de contas a receber e a pagar via planilha permite atualizar em massa os lançamentos financeiros de forma prática e eficiente, trazendo mais agilidade e precisão para a gestão do seu negócio.Com essa ferramenta, é possível registrar de forma prática o pagamento ou recebimento de múltiplas contas de uma só vez, otimizando o tempo da equipe financeira e reduzindo riscos de erros manuais.

Neste manual, você encontrará o passo a passo completo para realizar a importação da planilha de baixa, além de orientações sobre como preencher corretamente o arquivo e garantir que todas as informações sejam registradas de forma adequada no sistema.


Neste manual, você aprenderá como:

  • Importar e utilizar a planilha modelo.

  • Preencher corretamente os campos obrigatórios.

  • Carregar e validar a planilha no sistema.

  • Acompanhar o status da importação.


Exportação da Planilha Padrão


Para exportar a planilha padrão, siga os seguintes passos:


Acesse o menu: Configurações > Outros > Importação de Planilhas e Imagens.

Na tela de registros, clique em "Importar arquivo".

Você será redirecionado para a tela de importação, que é dividida em três etapas:

  1. Seleção de Modelo

  2. Carregamento de Arquivo

  3. Validação de Envio


1. Seleção de Modelo

Para exportar a planilha padrão:

  1. Acesse o menu: Configurações > Outros > Importação de Planilhas e Imagens.

  2. Clique em Importar Arquivo.

  3. Na etapa Seleção de Modelo, escolha uma das opções:

    • Baixar Contas a Receber

    • Baixar Contas a Pagar

  4. Clique em Baixar modelo para gerar a planilha no formato correto.



Preenchimento da Planilha

Contas a Receber

Campos esperados:

  • Ordem de Compra

  • Valor Bruto

  • Data Vencimento (opcional)

  • Taxa Comissão

  • Valor Comissão

  • Valor Recebido

  • Data Pagamento

Regras:

  • As colunas Ordem de CompraValor Bruto e Data Pagamento devem estar preenchidas.

  • Pelo menos um dos campos entre Valor ComissãoValor Recebido e Taxa Comissão precisa estar preenchido.

  • Datas devem estar no formato DD/MM/AAAA.

  • Ordem de prioridade: Valor Comissão > Valor Recebido > Taxa Comissão.

Contas a Pagar

Campos esperados:

  • Ordem de Compra

  • Número da Nota

  • Número do Documento

  • Valor Total

  • Data Pagamento

  • Juros / Taxas / Desconto / Acréscimo

Regras:

  • Devem estar preenchidos: Ordem de Compra ou Número do Documento ou Número da Nota, além de Valor Total e Data Pagamento.

  • Datas no formato DD/MM/AAAA.

Importante: As planilhas do Eccosys não podem ter filtros aplicados, cores, caracteres especiais, fórmulas ou qualquer outro formato diferente de letras e números. Além disso, todas as células devem estar configuradas como formato de TEXTO.



2. Carregamento do arquivo

  1. Após preencher a planilha, compacte o arquivo .xls em formato .zip.

  2. Na etapa Carregamento de Arquivo, arraste ou selecione o arquivo compactado.

Configurações do Envio

  • Conta
     Selecione o portador ou conta bancária responsável pelo pagamento ou recebimento.

  • Categoria dos Pagamentos
     Classifique a natureza financeira da movimentação, como por exemplo: Receitas de ServiçosDespesas com Fornecedores, entre outras categorias já cadastradas no sistema.

  • Tipo de Taxa
     Indique se as taxas devem ser interpretadas em R$ (valor fixo) ou % (percentual aplicado sobre o total).
     Essa configuração impacta diretamente o cálculo do valor líquido da baixa.

Após o carregamento e preenchimento das configurações, clique em Avançar para prosseguir com a validação dos dados.

  1. Clique em Avançar para prosseguir com a validação.

3. Validação do arquivo

Na terceira etapa do processo de importação, o Eccosys realiza a validação da planilha importada, comparando as colunas do arquivo com o modelo selecionado.

O que será exibido:

  • Um resumo com a quantidade total de registros e registros novos detectados.

  • listagem das colunas da planilha, com a respectiva validação:

    • Colunas válidas são exibidas normalmente

    • Colunas com valores vazios ou nulos são destacadas em amarelo


Se houver alguma coluna destacada em vermelho, não será possível avançar para a próxima etapa. Isto porque a coluna em questão não foi encontrada no modelo. Neste caso, você terá que revisar a planilha original, identificando qualquer inconsistência entre as colunas informadas e o modelo esperado pelo Eccosys.


Caso a planilha passe na etapa de validação, clique em "Importar planilha" para realizar a importação dos registros. 

Uma mensagem de sucesso será exibida caso a importação seja concluída sem erros.

4. Situação e ações das planilhas

Após o envio de um arquivo, ele será listado na tela de Importação de Planilhas, juntamente com as seguintes informações:

  • Data e hora da importação

  • Modelo selecionado (ex: Baixar Contas a Pagar)

  • Usuário responsável pela ação

  • Quantidade de linhas importadas

  • Situação do processo (Concluída ou com erro)



Ao lado de cada registro há um ícone de seta (menu de contexto), com opções úteis para o acompanhamento e revisão do processo:

  • Ver detalhes
     Permite consultar o conteúdo validado da planilha e visualizar quais linhas foram processadas com sucesso ou rejeitadas, incluindo o motivo da rejeição, se houver.

  • Baixar planilha
     Realiza o download do arquivo original enviado, possibilitando revisão ou reaproveitamento do conteúdo para correções ou novos envios.


5. Visualização dos Lançamentos em Caixa e Bancos

Após a conclusão da importação da planilha, os valores baixados serão registrados automaticamente de forma individual no módulo Finanças > Caixa e Bancos.

Nesta tela, será possível:

  • Visualizar cada lançamento separado por data, fornecedor/cliente, categoria e valor

  • Consultar o tipo de movimentação (entrada ou saída) de acordo com a origem da planilha (contas a receber ou a pagar)

  • Acompanhar o impacto no saldo atual das contas e saldo final do período

  • Filtrar, imprimir ou exportar as informações conforme a necessidade da conciliação


Conclusão

A baixa de contas via planilha é uma funcionalidade estratégica para otimizar a rotina do setor financeiro. Com esse recurso, é possível registrar recebimentos e pagamentos em massa com agilidade, padronização e segurança, reduzindo a chance de erros manuais e otimizando o tempo da equipe.

Ao seguir corretamente as etapas de preenchimento, importação e validação, você garante que os lançamentos sejam processados de forma precisa, mantendo o controle financeiro sempre atualizado.

Caso tenha dúvidas durante o preenchimento ou importação, nossa equipe de suporte está à disposição para auxiliar!



Atualizado em 05/06/2025
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