Como Funciona a Integração com a Intelipost

Para emitir notas fiscais e realizar pedidos de venda no Eccosys, é necessário ter informação de valores de frete e também informação dos transportadores. O Eccosys possui integração com a Intelipost, o que permite cotar fretes e acompanhar a entrega de pedidos de venda, dinamizando a sua rotina de expedição de pedidos.

Através da integração entre Eccosys e Intelipost, é possível realizar cotações de frete e o envio dos pedidos para acompanhamento da entrega. Nas configurações da Intelipost, você pode definir vários comportamentos que o Eccosys deverá respeitar na comunicação dos pedidos.


Neste manual, você aprenderá:

  1. Como configurar a integração com a Intelipost;
  2. Pré-requisitos do envio de pedidos para a Intelipost;
  3. Quais são o campos enviados na integração com a Intelipost;
  4. Como vincular transportadoras a Intelipost;
  5. Como cotar um frete manualmente;
  6. Quando e como o pedido é enviado para a Intelipost;
  7. Como é feita a atualização de entrega para a Intelipost;


Como configurar a integração com a Intelipost

Ao contratar a Intelipost, entre em contato com o nosso time de Suporte para ativar seu módulo no Eccosys. Após a ativação, acesse Configurações > Empresa > Configurações Gerais > aba Intelipost e valide os parâmetros de nossa integração.


Conexão

  1.  API Key: Produção;
  2.  API Key: Sandbox;
  3.  URL;
  4.  Endereço base para rastreamento.


Selecione "Testar Conexão", para validar que o preenchimento dos campos estão corretos e garantir que a conexão esteja adequada para iniciar sua integração.


Os campos acima devem ser preenchidos com os dados disponibilizados pela Intelipost.


Dimensões e Peso Médios de Contingência

Nesta seção, é possível definir peso e dimensões de contingência para os pedidos que não possuem informações de tamanhos, altura , comprimento e peso.
As dimensões informadas nos campos abaixo vão ser utilizados para realizar a cotação de frete junto a Intelipost.


Outras opções


A tela de configuração da integração com a Intelipost possui uma série de opções que definem o comportamento a ser utilizado pelo ERP. Veja os parâmetros abaixo: 


  1. Enviar URL da Intelipost para pedidos sem rastreio: Selecione esta opção para que o ERP envie a informação do "Endereço base para rastreamento" para pedidos que estejam sem essa informação;
  2. Código do deposito de origem: Identifique nesse campo o depósito do Eccosys a ser considerado, caso exista mais de um depósito em seu ambiente;
  3. Ao gerar NFe, utilizar o valor da cotação como valor do frete caso o frete da venda estiver zerado: Selecione SIM  nesse parâmetro caso queira preencher o campo frete com o valor da cotação;
  4. Recalcular Data Prevista ao Gerar NF (para pedidos manuais): Informe SIM nesse campo queira recalcular a data prevista de entrega com base no prazo de entrega da cotação retornada pela Intelipost;
  5. Recalcular Data Prevista Venda (ao recotar um frete): Informe SIM nesse campo caso queira recalcular a data prevista de entrega com base no novo prazo de entrega da cotação retornada pela Intelipost;
  6. Envio apenas de pedidos coletados: Identifica se apenas pedidos vinculados a uma ordem de coleta ou coletados devem ser atualizados na Intelipost;
  7. Cotação apenas manual para Pedidos/Orçamentos/NF-es criados por tela: Quando preenchido com SIM,  impossibilita a recotagem manual nos pedidos de venda importados no Eccosys;
  8. CEP de origem para as cotações que partem do Eccosys: Informe nesse campo o Cep a ser considerado para pedidos com coleta endereço de despacho diferente da sua empresa, esse campo deve ser preenchido apenas com números, sem qualquer pontuação.


Pré-requisitos do envio de pedidos para a Intelipost

Para que os pedidos sejam enviados para a Intelipost, através da tarefa automática, as seguintes condições precisam ser atendidas: 

  1. A venda precisa ter uma NF-e gerada; 
  2. A NF-e precisa estar com situação "Autorizada" ou "Emitida DANFE"; 
  3. A data de emissão da NF-e deve ser de no máximo há 7 dias;
  4. A NF-e precisa ter uma transportadora mapeada com a referência da Intelipost preenchida; 
  5. O numero da ordem de compra(OC) não pode conter espaços ou barra "/" ou caractere especial; e
  6. O pedido ou a NF-e precisam ter uma cotação de frete preenchida.


Quais são os campos enviados na integração com a Intelipost

Os campos enviados à Intelipost pelo Eccosys são:

  1. id da nota fiscal;
  2. id da venda;
  3. número da ordem de compra;
  4. número do pedido de venda.


Como vincular transportadoras a Intelipost

Para que o Eccosys consiga enviar os seus pedidos faturados para a Intelipost, é preciso que suas transportadoras estejam devidamente cadastradas e vinculadas mo Eccosys.

Diferente dos demais Gateways de transportadora, a Intelipost possui referências própria para as suas transportadoras, essas referências devem ser informadas em Configurações > Cadastros > Vínculos de transportadoras.


A referência informada pela intelipost deve ser preenchida no campo "Referência na Intelipost", assim como no exemplo abaixo.


Geralmente, as referencias das transportadoras da Intelipost são preenchidas apenas com números. Caso as atualizações de pedidos não aconteça, as mesmas referencias devem ser validadas junto a Intelipost.


Como cotar um frete manualmente

A cotação de frete pode ser feitas por nossas telas de Propostas Comerciais, Pedido de venda e Notas fiscais disponíveis hoje em nosso módulo de Vendas.

As cotações são feitas após o identificação do destinatário e a inclusão dos produtos comprados pelo cliente nas telas mencionadas acima. Ao selecionar o ícone de sincronização disponível no campo frete, o Eccosys envia um pedido de cotação para a Intelipost onde é feito uma análise nas transportadoras registradas junto junto ao Gatewai de Transporte.


Após sincronizar, visualize as modalidades de frete disponíveis através da integração. Na tela da venda, proposta ou NF-e, localize ainda no campo de "Frete" iselecione a seta para baixo para visualizar as cotações que a Intelipost enviou para o ERP e então escolher uma delas para sua venda, proposta ou NF-e.

Depois de escolhido o frete, o Eccosys irá salvar a opção escolhida e exibirá um resumo com o código da cotação e o custo do frete logo abaixo ao campo "Frete", conforme mostra a imagem abaixo.



Quando e como o pedido é enviado para a Intelipost

Os pedidos de venda são enviados para a Intelipost após concluir seu faturamento, ou  seja, após a emissão de sua nota fiscal. Seu envio acontece através de uma tarefa agendada de nome "Enviar pedidos faturados para a Intelipost", que fica disponível em Configurações > Outros > Tarefas agendadas.

Para ativar e configurar essa tarefa, solicite entre em contato com nosso time de suporte.


Como é feita a atualização de entrega para a Intelipost

Para que a atualização de entrega dos pedidos seja enviada para a Intelipost, deve-se seguir alguns passos, são eles:

Criar uma situação secundária de descrição "Entregue" no Eccosys. A situação secundária deve ser feita em Configurações > Venda > Situações secundárias.
A situação Entregue deve ser referenciada com a palavra"DELIVERED" em seu cadastro no campo referencia, e o código deve ser diferente das demais situações configuradas em seu ambiente. 




Erros comuns no envio para Intelipost

  1. O número da Ordem de Compra(OC) é inválido: verifique se existe algum espaço, barra (/) ou outro caractere especial no número da OC;
  2. O pedido não tem um transportador válido: entre em contato com o nosso time de suporte para auxiliá-lo;
  3. Não foi possível carregar o pedido de venda da NF-e: entre em contato com o nosso time de suporte para auxiliá-lo; e
  4. NF-e já foi enviada: nós já transmitimos essa NF-e para a Intelipost.



Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.



Atualizado em 25/04/2024
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.