Como Funciona a Integração com a JadLog

Para emitir notas fiscais e processar pedidos de venda no Eccosys, é fundamental que os dados do transportador estejam corretamente configurados no sistema. O Eccosys oferece integração direta com a Jadlog, possibilitando o envio ágil de ordens de coleta diretamente para o sistema da transportadora, o que otimiza e agiliza sua rotina de expedição.

Os transportadores cadastrados podem ser facilmente visualizados, editados, exportados ou excluídos conforme necessário. Além disso, ao realizar o mapeamento de referências dos entregadores, você assegura que todos os pedidos de venda sejam importados com as informações de logística já preenchidas, facilitando o fluxo de trabalho e garantindo a precisão no processo.


Neste manual, você aprenderá a:

  • Configurar a integração com a Jadlog;

  • Realizar o cadastro de um transportador;

  • Realizar o mapeamento de referências.

Configurar a integração com a Jadlog

Pré-Requisitos:

Em Configurações > Empresa > Configurações Gerais > Transportadoras > Jadlog  preencha os campos com as informações fornecidas pela transportadora:

Após concluir o preenchimento das informações, basta salvar o cadastro para garantir que todos os dados sejam registrados corretamente no sistema.

Realizar o cadastro de um transportador

Para incluir um novo transportador, acesse Cadastros > Transportador e clique no botão "Incluir um cadastro".




Para garantir que os pedidos sejam enviados corretamente à Jadlog, é necessário que o cadastro da transportadora contenha, no mínimo, um dos seguintes dados:


  • Nome: Jadlog

  • Nome Fantasia: Jadlog

  • CNPJ: 04.884.082/0001-35


Na aba endereço, é necessário que a UF esteja informada:



Na aba "Dados Adicionais", confirme se encontra-se definido o"Tipo de Contato" como "Transportador":




Realizar o mapeamento de referências

Para associar os pedidos à transportadora correta no Eccosys, é necessário fazer uma relação entre os dados cadastrados na loja e no ERP. Esse vínculo deve ser feito uma única vez para cada transportadora, garantindo que as futuras importações sejam automaticamente vinculadas.


Para configurar o vínculo de transportadora no ERP:


  1. Acesse Configurações > Cadastros > Vínculos de Transportadoras.

  2. Clique no botão "Incluir um vínculo".

  3. Preencha os campos disponíveis

Nesta tela, é necessário associar a transportadora ao pedido. Siga os seguintes passos:

  • Transportadora:
    Informe o nome da transportadora, conforme cadastrado em Cadastros > Tranportadoras. O conteúdo deste campo deve ser selecionado entre as opções disponíveis. Para isso, digite as primeiras letras do nome da transportadora e clique na opção correspondente quando ela aparecer.

  • Referência:
    Código identificador da transportadora na plataforma. Geralmente, é um campo alfanumérico ou apenas numérico, que pode ser obtido diretamente na plataforma (exceto no caso do Magento).

  • Tipo:
    Define se o contato é de uma transportadora ou dos Correios. Selecione a opção "Transportadora".

  • Campo "URL":
    Utilize este campo para configurar o link de rastreamento dos pedidos. Entre em contato com a transportadora para obter o formato correto da URL que será utilizada. Caso o Eccosys já conheça o padrão, ele sugerirá automaticamente a URL.



Para o Eccosys conseguir enviar o link de rastreamento para o seu cliente, é necessário que as notas fiscais ou pedidos de venda sejam enviados para a Loja Virtual após ta geração de um protocolo. O protocolo é criado quando a Ordem de Coleta é enviada à Jadlog. Para garantir que isso aconteça, marque a opção "Enviar apenas notas com rastreamento" como "Sim" nas configurações da Jadlog. Isso vai assegurar que o ERP envie somente as notas fiscais e/ou pedidos de venda que já têm protocolo vinculado. Se a opção estiver marcada como "Não", o ERP não conseguirá gerar um link de rastreamento. Neste caso, a informação padrão será enviada à loja virtual, e todas as notas fiscais terão a mesma informação de rastreamento.

Envio de Coleta para Jadlog

Ordem de Coleta

Depois de importar, separar e faturar os pedidos, é hora de despachar os produtos para o cliente. Para agilizar a entrega, é preciso fazer uma lista com todos os pedidos que vão ser enviados, com detalhes que ajudem na identificação e entrega. Quando usamos transportadoras, essa lista é chamada de ordem de coleta.

Como gerar uma ordem de coleta


  1.  Acesse Vendas > Ordem de Coleta.

  2. Clique em Incluir ordem de coleta.

  3. Selecione a transportadora que realizará o transporte.


Dica: Comece a digitar o nome da transportadora para que o sistema sugira a opção correta.

Ao clicar em buscar, o Eccosys irá listar notas fiscais e pedidos vinculadas à transportadora que ainda não possuem uma ordem de coleta gerada.

Você pode usar o leitor de código de barras para escanear o número da nota fiscal ou selecionar manualmente as notas, marcando o Check-box ao lado de cada uma.


Após selecionar, clique em Salvar.



Como enviar a ordem de coleta para transportadora integrada


O Eccosys permite enviar a ordem de coleta à transportadora  Jadlog através da função “Enviar para a transportadora”, disponível no menu de ações, de cada ordem de coleta.


Passos para enviar:


  1. Acesse Vendas > Ordem de Coleta.

  2. Encontre a ordem que deseja enviar.

  3. Clique no menu de contexto (seta para baixo).

  4. Selecione Enviar para transportadora.


ℹ️ Para conhecer todos os recursos disponíveis no módulo de Ordem de Coleta, consulte o artigo completo:

Manual de Ordem de Coleta no Eccosys



Declaração de Conteúdo


Agora, com a integração da Jadlog, é possível imprimir a Declaração de conteúdo para pedidos que não possuem NF-e. Essa funcionalidade facilita o envio e processamento dos pedidos, mesmo quando não há nota fiscal eletrônica vinculada, garantindo mais agilidade no processo de despacho.

Como Imprimir a Declaração de Conteúdo:


  1. Acesse o menu Vendas > Pedidos de Venda.

  2. No pedido desejado, clique no menu de opções (seta para baixo).

  3. Escolha a opção Imprimir Declaração de Conteúdo.

A integração com a Jadlog oferece mais agilidade e precisão na expedição de pedidos, reduzindo tarefas manuais e garantindo que as informações logísticas sejam transmitidas corretamente desde o pedido até a entrega.

Ao configurar corretamente a integração, cadastrar a transportadora, mapear as referências e utilizar as ordens de coleta de forma integrada, você transforma sua operação logística em um processo mais eficiente e confiável, com rastreio automatizado e comunicação direta com a transportadora.

Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.



Atualizado em 09/07/2025
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.