Para emitir notas fiscais e realizar pedidos de venda no Eccosys, é necessário que os dados do transportador estejam configurados no ERP. O Eccosys possui integração com a Mandaê, o que permite enviar ordens de coleta diretamente para o sistema da transportadora, dinamizando a sua rotina de expedição de pedidos.Os transportadores cadastrados podem ser visualizados, editados, exportados ou excluídos. Você ainda pode realizar o mapeamento de referências dos entregadores, garantindo dessa forma que os pedidos de venda sejam importados com a informação de logística já preenchida.
Neste manual, você aprenderá a:
Neste manual, você aprenderá a:
- Configurar a integração com a Mandaê;
- Realizar o cadastro de um transportador;
- Realizar o mapeamento de referências; e
- Preparar o Eccosys para receber confirmações de entregas.
Configurar a integração com a Mandaê
Pré-Requisitos:- Contrato ativo com a Mandaê;
- ID e Token de acesso;
- Ambiente;
- Prefixo do código de rastreamento (4 ou 5 dígitos).
Realizar o cadastro de um transportador
Para incluir um novo transportador, acesse Cadastros > Outros Contatos e clique no botão "Incluir um cadastro":- Para que os pedidos sejam enviados à Mandaê, o cadastro da transportadora deve conter ao menos um dos seguintes dados: Nome Mandaê e/ou o CNPJ: 19.782.476/0001-50.
Realizar o mapeamento de referências
Acesse Configurações > Cadastros > Vínculos de Transportadoras. Nesta tela, é necessário incluir uma referência para a transportadora utilizada. O campo "Transportadora" deve ser preenchido até que apareça uma opção selecionável, e então, esta opção deve ser selecionada para que haja vínculo entre o cadastro efetuado anteriormente e este.A referência (campo referência) pode ser obtida diretamente na plataforma (com exceção de Magento), é o campo numérico que define cada transportadora (em geral ID).O campo "Tipo" define se é uma transportadora ou Correios. Neste caso, deve ser utilizado "Transportadora".O campo URL pode ser utilizado para montar o link de rastreamento dos pedidos, é importante entrar em contato com o transportador para ele fornecer corretamente o modelo utilizado por eles, o Eccosys irá sugerir a URL caso ele já conheça o padrão.
Agora é possível escolher quando o rastreio da Mandaê é gerado, se diretamente na Nota Fiscal ou no momento em que é gerada a Ordem de Coleta.
Na tela de Configurações > Empresa > Configurações Gerais > aba Logística Mandaê, você pode ativar o Parâmetro de Gerar rastreio ao gerar NF:
Preparar o Eccosys para receber confirmações de entregas
A Mandaê oferece a possibilidade de atualizar um pedido de venda na sua plataforma quando este for entregue ao destinatário.
Para isso, é preciso seguir os 3 passos descritos abaixo:1. Mapear a situação de “Entregue” existente em sua plataforma, junto à situação de “Entregue” disponível no Eccosys.
Em Configurações > Plataformas > Situações, clique para editar a sua plataforma. Você verá uma tela parecida com a imagem abaixo, onde será possível fazer o mapeamento das situações equivalentes:
Para isso, é preciso seguir os 3 passos descritos abaixo:1. Mapear a situação de “Entregue” existente em sua plataforma, junto à situação de “Entregue” disponível no Eccosys.
Em Configurações > Plataformas > Situações, clique para editar a sua plataforma. Você verá uma tela parecida com a imagem abaixo, onde será possível fazer o mapeamento das situações equivalentes:
2. Neste segundo passo, será necessário entrar em contato com a Mandaê, pois eles irão informar a data de entrega através de um webhook.
Para descobrir o webhook de sua loja, basta seguir o modelo abaixo, substituindo “LOGINDAEMPRESA” pela informação da sua empresa:
Para descobrir o webhook de sua loja, basta seguir o modelo abaixo, substituindo “LOGINDAEMPRESA” pela informação da sua empresa:
Com o link do webhook em mãos e a Chave token JWT, entre em contato com a Mandaê, informando que agora poderão notificar as entregas através dele.
3. Por fim, cadastre e configure uma nova tarefa agendada em Configurações > Outros > Tarefas Agendadas.Desta forma, o Eccosys irá atualizar os pedidos que a Mandaê informou estarem entregues em sua plataforma, com o status de "Finalizado/Entregue":
Feito isso, os próximos pedidos deverão comunicar automaticamente à sua plataforma. O intervalo de atualização pode ser definido na tarefa, cuja recorrência mínima é de 10 minutos.
Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.