Como Funciona a Integração com Mandaê

Para emitir notas fiscais e realizar pedidos de venda no Eccosys, é necessário que os dados do transportador estejam configurados no ERP. O Eccosys possui integração com a Mandaê, o que permite enviar ordens de coleta diretamente para o sistema da transportadora, dinamizando a sua rotina de expedição de pedidos.Os transportadores cadastrados podem ser visualizados, editados, exportados ou excluídos. Você ainda pode realizar o mapeamento de referências dos entregadores, garantindo dessa forma que os pedidos de venda sejam importados com a informação de logística já preenchida.
Neste manual, você aprenderá a:
  1. Configurar a integração com a Mandaê;
  2. Realizar o cadastro de um transportador;
  3. Realizar o mapeamento de referências; e
  4. Preparar o Eccosys para receber confirmações de entregas.

Configurar a integração com a Mandaê

Pré-Requisitos:
  1. Contrato ativo com a Mandaê;
  2. ID e Token de acesso;
  3. Ambiente;
  4. Prefixo do código de rastreamento (4 ou 5 dígitos).
Em Configurações > Empresa > Configurações gerais > Logística Mandaê preencha as informações com os dados repassador pela Mandaê:



Realizar o cadastro de um transportador

Para incluir um novo transportador, acesse Cadastros > Outros Contatos e clique no botão "Incluir um cadastro":



Preencha os dados cadastrais:
  1. Para que os pedidos sejam enviados à Mandaê, o cadastro da transportadora deve conter ao menos um dos seguintes dados: Nome Mandaê e/ou o CNPJ: 19.782.476/0001-50.



Na aba endereço, é necessário que a UF esteja informada:



Na aba "Dados Adicionais", preencha o "Tipo de Contato" como "Transportador":


Realizar o mapeamento de referências

Acesse Configurações > Cadastros > Vínculos de Transportadoras. Nesta tela, é necessário incluir uma referência para a transportadora utilizada. O campo "Transportadora" deve ser preenchido até que apareça uma opção selecionável, e então, esta opção deve ser selecionada para que haja vínculo entre o cadastro efetuado anteriormente e este.A referência (campo referência) pode ser obtida diretamente na plataforma (com exceção de Magento), é o campo numérico que define cada transportadora (em geral ID).O campo "Tipo" define se é uma transportadora ou Correios. Neste caso, deve ser utilizado "Transportadora".O campo URL pode ser utilizado para montar o link de rastreamento dos pedidos, é importante entrar em contato com o transportador para ele fornecer corretamente o modelo utilizado por eles, o Eccosys irá sugerir a URL caso ele já conheça o padrão.



Agora é possível escolher quando o rastreio da Mandaê é gerado, se diretamente na Nota Fiscal ou no momento em que é gerada a Ordem de Coleta.
Na tela de Configurações > Empresa > Configurações Gerais > aba Logística Mandaê, você pode ativar o Parâmetro de Gerar rastreio ao gerar NF:


Preparar o Eccosys para receber confirmações de entregas

A Mandaê oferece a possibilidade de atualizar um pedido de venda na sua plataforma quando este for entregue ao destinatário.
Para isso, é preciso seguir os 3 passos descritos abaixo:1. Mapear a situação de “Entregue” existente em sua plataforma, junto à situação de “Entregue” disponível no Eccosys.
Em Configurações > Plataformas > Situações, clique para editar a sua plataforma. Você verá uma tela parecida com a imagem abaixo, onde será possível fazer o mapeamento das situações equivalentes:



2. Neste segundo passo, será necessário entrar em contato com a Mandaê, pois eles irão informar a data de entrega através de um webhook.
Para descobrir o webhook de sua loja, basta seguir o modelo abaixo, substituindo “LOGINDAEMPRESA” pela informação da sua empresa:

Com o link do webhook em mãos e a Chave token JWT, entre em contato com a Mandaê, informando que agora poderão notificar as entregas através dele.


3. Por fim, cadastre e configure uma nova tarefa agendada em Configurações > Outros > Tarefas Agendadas.Desta forma, o Eccosys irá atualizar os pedidos que a Mandaê informou estarem entregues em sua plataforma, com o status de "Finalizado/Entregue":

Feito isso, os próximos pedidos deverão comunicar automaticamente à sua plataforma. O intervalo de atualização pode ser definido na tarefa, cuja recorrência mínima é de 10 minutos.

Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.

Atualizado em 25/04/2024
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.