Como Funciona o Relatório de Curva ABC

⏳ Em construção.


Ferramentas de apoio à tomada de decisão são essenciais para facilitar a gestão de estoque, visando sempre manter os saldos compatíveis com as projeções de vendas. Neste sentido, uma metodologia bastante utilizada é a chamada curva ABC, também conhecida como princípio de Pareto ou regra 80/20.

A curva ABC consiste em classificar todos os produtos que compõem o estoque da empresa de acordo com seu grau de importância, possibilitando montar um planejamento para reposição de saldos.

No Eccosys, o relatório Curva ABC permite visualizar quais são os produtos com maior volume de vendas ou maior representatividade (em R$) do seu e-commerce.



Como gerar o relatório de Curva ABC

Em seu ambiente acesse Relatórios > Vendas > Curva ABC, e informe:

Filtros

Período: O período para consulta pode ser informado em prazo de dias, meses ou até um ano;

Metodologia: Indica se o relatório deve se basear no número de vendas ou no preço de venda de cada produto;

Canais de venda: Indica se o relatório deve se basear nas vendas de algum marketplace canal de venda específico;

Percentuais: por padrão, seguimos a regra 80/20, mas os percentuais podem ser ajustados conforme a sua necessidade. Certifique-se apenas de que a soma das curvas seja 100%.

Após definir os parâmetros desejados, clique em "Visualizar". 

Informações disponíveis


Total: Número de produtos classificados;
Produtos: Serão listados dados para Curva A, B, C, sem movimentação (S), e produtos novos (N);
Curva (%): Indica o percentual que foi possível acumular e classificar em cada Curva, o mais próximo possível do "Valor Ideal(%)";
Quantidade vendida: Soma das unidades vendidas no período, considerando todos os produtos classificados na curva;
Quantidade de produtos: Total de produtos que foram classificados em determinada curva;
Valor ideal(%/R$): Valor que deveria ter sido atingido na análise informado em porcentagens e real;
Diferença (%/R$): Diferença entre a curva calculada e os valores ideias, informado em porcentagem e real.


Abaixo será apresentada a relação dos produtos e sua respectiva classificação:



Quantidade*: Número absoluto de unidades faturadas no período (Quantidade absoluta);
Valor*: Total em valor sobre a venda do produto (Valor em vendas)
Código: Código do cadastro;
Nome: Descrição do produto;
Estoque disponível: Saldo na data da geração do relatório do item para todos os depósitos;
Individual (%): Representatividade no faturamento da empresa individual;
Acumulado(%): Representatividade no faturamento da empresa somado ao item anterior;
Curva*: Classificação.


O "*" significa que pode variar com a metodologia indicada

Curva A

São os produtos de maior importância. Consiste em selecionar 20% do total de produtos movimentados que correspondem a 80% do total das suas vendas ou do faturamento (conforme a metodologia escolhida) do período. 

Ex.: Em uma loja que possui 100 produtos movimentados e no período faturou R$ 50.000,00, 20% deles, ou seja, 20 produtos, vão corresponder aproximadamente a 80%(¹) da venda total, resultando em R$ 40.000,00. Poucos itens que são responsáveis pela maior parte da receita.

(¹)conforme % definido na Curva A.


Curva B

São os produtos de média importância. Essa curva é calculada com 30% do total de produtos movimentados que correspondem a 15%(²) do total das suas vendas ou do faturamento (conforme a metodologia escolhida) do período.

Ex.: Na mesma loja de 100 produtos que vende R$ 50.000,00 mensais, os itens da curva B serão 30, e eles representam uma venda mensal de R$ 7.500,00. 

(²)conforme % definido na Curva B.


Curva C

São os produtos de menor importância. Para compor a curva C são selecionados 50% do total de produtos movimentados que correspondem a 5%(³) do total do das suas vendas ou do faturamento (conforme a metodologia escolhida) do período. 

Ex.: Na mesma empresa de 100 produtos que vende R$ 50.000,00 mensais, 50 produtos fariam parte da curva C e eles somariam apenas R$ 2.500,00 em vendas mensais.

(³)conforme % definido na Curva C.

Em alguns casos, produtos recém lançados podem ser classificados na Curva C, pois ainda não tiveram um número considerável de vendas para classificá-lo nas outras curvas. Produtos que ficam vários meses classificados na curva C, são indicativos que ele realmente vende pouco.


Outras Ações

Através do botão "Ações" é possível selecionar os itens de determinada curva para posteriormente serem trabalhados em outras ferramentas, como a ferramenta de Compras ou ferramenta de Gestão de preço.



Resultado

As informações sobre movimentações dos produtos foram apresentadas em tela, elas poderão ser impressas ou exportadas por planilha (xls).  


Próximos passos

Caso você tenha interesse, veja mais materiais relacionados a Curva ABC:

  1. Como Funciona o Relatório de Vendas;
  2. Como Funciona o Relatório de Produtos Sem Movimentação.




    Atenção: as planilhas extraídas do sistema são livres para edições e não possuem valores totais.



Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.


Atualizado em 02/07/2024
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.