Atributos de ficha técnica de produto - ERP Eccosys

Atributos de ficha técnica

Introdução

Todo produto possui características físicas que ajudam a identificá-lo, como cor, tamanho, dimensões, material, acabamento, dentre outros. São os chamados "atributos do produto".

O conjunto destes atributos é chamado de "ficha técnica", e estas informações são de grande importância para os clientes e para os mecanismos de busca, afinal, ajudam a localizar o produto desejado em meio a tantas opções. Além disso, manter a ficha técnica completa e atualizada facilita o controle do estoque, separação e expedição de pedidos.

Neste manual, você aprenderá:
  1. Como importar atributos de ficha técnica;
  2. Quando posso alterar um atributo;
  3. Como alterar um atributo no Eccosys.

Como importar atributos de ficha técnica

Para utilizar os atributos no Eccosys, é necessário cadastrá-los primeiramente em sua plataforma (Independente de qual seja), e depois importá-los para o seu ambiente. A importação de atributos é feita através de tarefas agendadas, sendo elas:
  1. Instalador Multiplataforma: Utilizada durante implantação do sistema, para importar os produtos e seus complementos, como marcas, categorias e "atributos";
  2. Instalador Multiplataforma apenas atributos: Utilizada para importar apenas atributos configurados em sua plataforma.

As tarefas agendadas estão disponíveis em Configurações > Outros > Tarefas agendadas.



No menu de contexto de cada tarefa, é possível realizar as seguintes ações:
  1. Iniciar agora: Inicia a tarefa imediatamente, sem a necessidade de agendamento. Esta opção não deve ser utilizada em tarefas de importação de catálogo.
  2. Parar tarefa: Interrompe a execução de uma tarefa que está em andamento.
  3. Ver agendamentos: Exibe os últimos agendamentos da tarefa selecionada.
  4. Desativar tarefa: Altera a situação da tarefa, impedindo que ela seja executada mesmo que haja algum agendamento prévio.
  5. Ver log: Exibe os eventos registrados pelo Eccosys durante a execução da tarefa (ex.: produtos importados, mensagens de erro ou sucesso...).
  6. Excluir tarefa: Remove a tarefa e seus registros de execução.
Para incluir tarefas agendadas ou solicitar auxílio durante as atualizações, entre em contato com o nosso atendimento.

Quando posso alterar um atributo

Cada atributo de ficha técnica está vinculado a uma plataforma de e-commerce. Ou seja, ainda que o atributo tenha o mesmo nome e opções em duas ou mais plataformas, no Eccosys haverá atributos únicos para cada plataforma. Nestes casos, é preciso alterar o nome dos atributos no ERP.

Esta mudança no nome não será comunicada à plataforma, e servirá apenas para que você consiga identificar o atributo no Eccosys

Considere o seguinte exemplo: sua empresa vende roupas em atacado e varejo. Em seu ambiente Eccosys, estão configuradas duas plataformas e em ambas existe um atributo chamado "Cor".
Uma vez que não é viável alterar o nome do atributo nas plataformas, você pode editar o cadastro do atributo no Eccosys, renomeando-o conforme as sugestões abaixo:
  1. Cores;
  2. Cor+Atacado;
  3. Cor+Nome da Loja;
  4. Cor+Nome da plataforma.
Assim, você saberá exatamente qual campo editar ao comunicar uma informação com a plataforma.

Como alterar um atributo no Eccosys

Para visualizar os atributos cadastrados em seu ambiente ou criar novos atributos, acesse Configurações > Cadastros > Atributos de Produto.

Clique no atributo desejado e preencha os campos descritos abaixo:


  1. Descrição: Nome do atributo (ex.: Material);
  2. Tipo: Formato esperado para o preenchimento do atributo. As alternativas são: texto, valor, opções (seleção única), múltiplo (seleção de diversos valores).
  3. Categoria: Define se o atributo estará disponível para todas as categorias ou alguma específica.
  4. Campo para: Define se o atributo será usado em produto pai, SKU ou ambos.
  5. Referência: ID do atributo na plataforma. Este campo não deve ser editado.

Após realizar o preenchimento das configurações do atributo, basta clicar em "Salvar".

Conclusão

Os atributos cadastrados poderão ser preenchidos no catálogo dos produtos. Para isso, acesse Cadastros > Produtos e clique na aba Ficha técnica.


Em caso de dúvidas, nosso time de suporte está à disposição para auxiliar.

    • Related Articles

    • Grupo de imagens

      Introdução As imagens dos produtos no Eccosys podem ser gerenciadas na aba Ficha Técnica do cadastro de Produtos. Elas devem ser adicionadas em seções previamente cadastradas chamadas grupos de imagens. Por padrão, o Eccosys cria um único grupo de ...
    • Editor de etiquetas

      Introdução A impressão de etiquetas é um recurso bastante prático e econômico para operações de e-commerce. Seja para organizar o seu estoque ou durante a separação, faturamento e despacho das vendas, é necessário imprimir algumas informações, como a ...
    • Departamentos, categorias e subcategorias de produto

      Introdução As categorias são classificações associadas aos departamentos de uma loja. Elas ajudam a estruturar a navegação pelo catálogo, definindo os tipos de produtos encontrados em cada seção. Considere o seguinte exemplo: um cliente deseja ...
    • Transportadoras

      Introdução Para enviar os pedidos aos destinatários, é provável que você utilize os serviços de empresas especializadas em transporte, como os Correios ou transportadoras. Estas empresas devem ter seus dados cadastrados no Eccosys, uma vez que eles ...
    • Importação de planilhas e imagens

      Introdução A importação de arquivos no ERP é uma forma prática e segura de realizar cadastros e alterações em massa nos dados do seu ambiente. Com ela, você pode criar ou atualizar produtos, contatos e outros tipos de registro usando modelos de ...