Editor de etiquetas - ERP Eccosys

Editor de etiquetas

Introdução

A impressão de etiquetas é um recurso bastante prático e econômico para operações de e-commerce.

Seja para organizar o seu estoque ou durante a separação, faturamento e despacho das vendas, é necessário imprimir algumas informações, como a lista de itens a serem separados, dados para envio e nota fiscal. Utilizando etiquetas ao invés de folhas comuns, é possível reduzir custos operacionais e ganhar mais eficiência nos processos.

O Eccosys possui uma ferramenta que permite criar e editar modelos de etiquetas para diversas finalidades. Assim, você pode criar o padrão que melhor atenda à sua necessidade ou utilizar um de nossos modelos predefinidos.

Neste manual, você aprenderá:
  1. Como configurar uma etiqueta no Eccosys; 
  2. Como tornar uma etiqueta padrão.

Como configurar uma etiqueta no Eccosys

Para cadastrar um novo modelo de etiquetas no Eccosys, acesse Configurações > Empresa > Editor de Etiquetas e clique em "Incluir uma etiqueta".

Na tela de cadastro, informe o nome da etiqueta (campo "Descrição") e selecione o seu "Tipo". Atualmente, é possível cadastrar modelos para os seguintes tipos de etiqueta:
  1. Produto;
  2. Romaneio;
  3. Transporte;
  4. Correios;
  5. Mandaê;
  6. Total Express;
  7. DANFE simplificado.
Após selecionar o tipo de etiqueta, você pode já pode começar a personalizar o seu modelo.

A configuração da etiqueta pode ser feita do zero ou usando um dos modelos recomendados pela Eccosys.
Para usar uma das predefinições, clique em "Ações" e selecione a opção "Utilizar modelo sugerido". Os elementos e dimensões serão carregados de acordo com este modelo, e você poderá editá-los conforme desejar.

Atenção: por determinação da SEFAZ, o modelo de DANFE simplificado deve estar de acordo com a Nota Técnica 2020.004. Os modelos personalizados são de responsabilidade do usuário.




Aba Página

Na aba "Página" podemos configurar as dimensões da "folha" ou área total de impressão. Isto inclui:
  1. Dimensões da página (largura e altura, em cm);
  2. Margens laterais;
  3. Orientação da página (retrato ou paisagem);
  4. Quantidade de etiquetas a serem impressas por página.

Aba Etiqueta

Na aba "Etiqueta" devem ser informadas as especificações da "área adesiva" da etiqueta. Ou seja:
  1. Dimensões da etiqueta (largura e altura, em cm);
  2. Posição da etiqueta na página (horizontal e vertical, em cm);
  3. Margens laterais.
As dimensões da etiqueta devem ser menores do que as dimensões da página, informadas na aba anterior.

Aba Elementos

A aba "Elementos" é onde você irá selecionar os tipos de informação que irão compor a sua etiqueta. Os elementos estão divididos por tipo ou origem dos dados (ex.: Produto, Atributos do ProdutoEmpresa), e possuem cores diferentes para facilitar a identificação.

Para adicionar um elemento, basta clicar sobre ele no canto esquerdo da tela. Ele será exibido na área lateral direita (Pré-visualização), onde pode ser arrastado e manipulado de acordo com a sua necessidade.



Ao clicar em um elemento ou selecioná-lo na área de Pré-visualização, perceba que a seção "Elemento" será atualizada na parte inferior da tela. Nesta seção, você poderá visualizar ou editar:
  1. Elemento: Nome do elemento em edição. Este campo serve apenas para visualização, e não pode ser alterado.
  2. Excluir elemento: Botão que permite remover um elemento previamente adicionado ao modelo.
  3. Largura: Largura do elemento na etiqueta, em cm.
  4. Altura: Altura do elemento na etiqueta, em cm.
  5. Posição H: Posição inicial do elemento em relação à área horizontal da etiqueta, em cm (ex.: ao definir o valor 0,24, o elemento começará a ser impresso a partir de 0,24 cm da área da etiqueta).
  6. Posição V: Posição inicial do elemento em relação à área vertical da etiqueta, em cm.
  7. Fonte: Fonte usada para os textos. Por padrão, Arial.
  8. Tamanho: Tamanho da fonte do elemento, em pt.
  9. Negrito: Define se o texto do elemento estará em negrito ou não.
  10. Posicionamento do elemento: Alinhamento do texto em relação às próprias dimensões (esquerda, centralizado ou direita).


No exemplo a seguir, temos:
  1. Elemento "Nome" ("Atendimento Eccosys") alinhado à direita;
  2. Elemento "Cidade" ("Bento Gonçalves") alinhado ao centro;
  3. Elemento "Estado" ("RS") alinhado à esquerda.





Após realizar o cadastro e configuração da etiqueta desejada, clique em "Salvar".


Como tornar uma etiqueta padrão

Não há limite para o número de etiquetas de um mesmo tipo cadastradas no Eccosys. No entanto, para que um modelo seja utilizado no momento da impressão, é preciso que ele tenha sido definido como "padrão". Desta forma, o Eccosys saberá qual o modelo preferencial para cada tipo de etiqueta.

Para definir uma etiqueta como padrão, acesse Configurações > Empresa > Editor de Etiquetas e selecione a opção "Tornar etiqueta padrão" no menu de contexto da etiqueta (botão com a seta para baixo).


Conclusão

Após configurar suas etiquetas no Editor de etiquetas e definir os modelos como "padrão", elas estarão disponíveis para impressão nas telas correspondentes. Você pode imprimi-las pelo botão de Ações (impressões em lote) ou pelo menu de contexto (impressão individual) nas seguintes telas:
  1. Cadastro de produtos;
  2. Pedidos de venda;
  3. Picking e Packing;
  4. Notas Fiscais.
Abaixo um exemplo de etiqueta de romaneio:


Em caso de dúvidas, nosso time de suporte está à disposição para auxiliar.

    • Related Articles

    • Transportadoras

      Introdução Para enviar os pedidos aos destinatários, é provável que você utilize os serviços de empresas especializadas em transporte, como os Correios ou transportadoras. Estas empresas devem ter seus dados cadastrados no Eccosys, uma vez que eles ...
    • Atributos de ficha técnica

      Introdução Todo produto possui características físicas que ajudam a identificá-lo, como cor, tamanho, dimensões, material, acabamento, dentre outros. São os chamados "atributos do produto". O conjunto destes atributos é chamado de "ficha técnica", e ...
    • Grupo de imagens

      Introdução As imagens dos produtos no Eccosys podem ser gerenciadas na aba Ficha Técnica do cadastro de Produtos. Elas devem ser adicionadas em seções previamente cadastradas chamadas grupos de imagens. Por padrão, o Eccosys cria um único grupo de ...
    • ICMS em operações interestaduais (partilha do ICMS, DIFAL e FCP)

      Introdução Dentre as configurações fiscais que precisam ser realizadas no ERP para emissão de NF-e, destacam-se as regras da partilha do ICMS em operações interestaduais (DIFAL). Isto inclui a definição das alíquotas de ICMS e do Fundo de Combate à ...
    • Embalagem padrão

      Introdução Ao preparar um pedido para o envio, é necessário informar o tipo de embalagem e suas dimensões. Estas informações são obrigatórias para algumas etapas da expedição (ex.: gerar a PLP), e podem ser preenchidas durante o processo de Picking e ...