Integração com os Correios

Integração com os Correios

Introdução

O Eccosys está integrado com o SIGEP WEB, um sistema que permite preparar e gerenciar as postagens de clientes dos Correios. Por meio desta integração, é possível gerenciar o rastreamento de seus pedidos, imprimir etiquetas de transporte, emitir Pré-listas de postagem (PLPs), atualizar suas entregas no site, dentre outros serviços.

Neste manual, você aprenderá:
  1. Como configurar os dados do SIGEP, contrato e cartão de postagem;
  2. Como configurar serviços e range de Correios;
  3. Como cadastrar os dados de contato do transportador;
  4. Como configurar o vínculo de forma frete para pedidos importados.

Como configurar os dados do SIGEP, contrato e cartão de postagem

Pré-Requisitos

  1. Contrato ativo com os Correios
  2. Dados do seu contrato SIGEP

Configurações

Em Configurações > Empresa > Configurações gerais, na aba Correios, preencha os campos a seguir com base no seu contrato SIGEP.



  1. Informações do contrato (disponibilizadas pelos Correios): Usuário - SIGEP, Senha - SIGEPCódigo AdministrativoSenha Administrativo, Número do contrato, Ano do contrato, Unidade de Postagem (cidade), Diretoria Regional (região de postagem).
  1. Usuário - Data Entrega / Senha - Data Entrega (opcional): Para que as informações de entrega dos Correios sejam atualizadas no Eccosys, é necessário preencher os campos referentes à API de dados de entrega disponibilizada pelos Correios.
    Você também deve solicitar auxílio à nossa equipe de atendimento (via chamado) para configurar as tarefas agendadas de consulta e atualização da data de entrega na loja.
  1. Range cadastrado no Eccosys (Sim / Não): Geralmente, os códigos de rastreio são obtidos diretamente do serviço do SIGEP. Desta forma, o controle da numeração é feito pelos próprios Correios, reduzindo a chance de inconsistências.
    No entanto, é possível que haja alguma indisponibilidade no serviço do SIGEP. Neste caso, a geração de etiquetas para pedidos ou notas no Eccosys será afetada, já que o processo depende da comunicação com os Correios para acontecer.
    Como alternativa, você pode cadastrar as informações de rastreio disponíveis em seu contrato no ERP. Assim, o Eccosys irá gerenciar a numeração dos códigos mesmo quando o sistema dos Correios estiver fora do ar. Este modelo é o que chamamos de "Range cadastrado no Eccosys" (descrito na próxima seção).
  1. Utiliza PLP e Lista de Postagem: Defina esta opção como "Sim" para conseguir gerar e transmitir PLPs à sua agência.

  2. Serviços adicionais: Preencha os campos correspondentes caso deseje definir valores padrão para os serviços adicionais dos Correios "Valor Declarado" e "Aviso de Recebimento".

  3. Dados do cartão de postagem: Número e data de validade do cartão de postagem, informados pelos Correios. Não há limite de cartões de postagem a serem cadastrados no Eccosys, devendo-se apenas observar a sua validade.

  4. Unidades de negócio (opcional): Caso trabalhe com mais de um CNPJ no Eccosys, é possível configurar uma integração dos Correios para cada CNPJ. Para isso, selecione a unidade desejada no campo "Unidades de negócio". O CNPJ no contrato dos Correios deve ser o mesmo da unidade.
    Se preferir, você pode utilizar o contrato da empresa principal para todas as unidades de negócio. Para isso, basta configurar os dados do contrato para a unidade "Empresa principal".

Como configurar serviços e range de Correios

Acesse Configurações > Empresa > Serviços dos Correios e clique em "Incluir Etiqueta". Nesta tela é necessário cadastrar individualmente os serviços dos Correios utilizados em seu cartão de postagem.



Se a opção "Range cadastrado no Eccosys" (mostrada na seção anterior) estiver definida como "Sim", é necessário preencher os campos "Sigla", "Primeiro número" e "Último número" com os dados fornecidos pela agência dos Correios.

Estes campos indicam o limite inicial e o limite final que o Eccosys deverá utilizar para gerar seus códigos de rastreio. Sempre que um novo código for gerado, o Eccosys atualizará o campo "Próximo número", até que o número final seja alcançado.

Não é necessário preencher estes campos caso a opção "Range cadastrado no Eccosys" esteja definida como "Não".

Atenção! Ao optar pelo range cadastrado no Eccosys, a responsabilidade de inserir um novo range quando a numeração atual se esgotar é do usuário. Se preferir que o controle seja feito apenas pelo SIGEP, utilize a opção "Range cadastrado no Eccosys" como "Não".

Repita o processo para todos os serviços que você irá utilizar (ex.: PAC, SEDEX, Carta Registrada, etc).

Caso use mais de um contrato com os Correios SIGEP Web (por unidades de negócio), lembre-se de cadastrar os serviços de cada cartão de postagem/contrato.

Para maiores informações sobre a configuração dos serviços dos correios, clique aqui.


Como cadastrar os dados de contato do transportador

Após finalizar a configuração da integração com o SIGEP e os serviços vinculados ao seu cartão de postagem, é necessário cadastrar os dados de contato dos Correios. Estas informações serão utilizadas na seção de transporte dos pedidos e notas fiscais.

Para isso, acesse Cadastros > Outros contatos e clique no botão "Incluir um Cadastro".




Preencha as informações das abas "Dados Gerais", "Endereço" e "Dados Adicionais".
Na aba "Dados Adicionais", selecione a opção "Transportador" no campo "Tipo de contato", conforme imagem abaixo.



Clique em "Salvar".


Como realizar o mapeamento de referências

Para que os pedidos realizados na plataforma recebam a transportadora correta quando forem importados para o Eccosys, é necessário fazer uma relação entre o que está cadastrado na loja e no ERP. Este processo é o que chamamos de "Vínculo de transportadora", e deve ser feito para cada tipo de serviço dos Correios.

Siga as etapas abaixo para configurar o vínculo de transportadora para os Correios:
  1. Acesse Configurações > Cadastros > Vínculos de Transportadoras.
  2. Clique no botão "Incluir um vínculo".
  3. Preencha os campos disponíveis, conforme descrito a seguir:

    1. Transportadora: Nome da transportadora, tal como cadastrado em Cadastros > Outros Contatos. O conteúdo deste campo precisa ser selecionado dentre as opções disponíveis para que o vínculo seja criado. Para isso, digite as primeiras letras do nome da transportadora e clique na opção correspondente quando ela for exibida.
    2. Referência: Código identificador da transportadora na plataforma. Geralmente, é um campo alfanumérico ou somente numérico que pode ser obtido diretamente na plataforma (exceto no caso do Magento).
    3. Tipo: Define se o contato é de uma transportadora ou dos Correios. Neste caso, selecione "Correios".
    4. Tipo de frete: Campo exibido ao selecionar o tipo "Correios". Permite selecionar um dos serviços disponíveis para o cartão de postagem cadastrado.
    5. URL: Campo utilizado para montar o link de rastreamento dos pedidos. O Eccosys irá sugerir o formato da URL.
O processo deverá ser repetido até que todas as referências dos serviços dos Correios com as quais você irá trabalhar tenham sido cadastradas.



Caso tenha mais de um contrato dos Correios ativo no Eccosys, é necessário criar o vínculo para Unidade de Negócio referente ao contrato em questão.



Em caso de dúvidas, nosso time de suporte está à disposição para auxiliar.

    • Related Articles

    • Integração com a Nuvemshop

      Introdução A plataforma de e-commerce é a base de uma loja virtual. Ela oferece a estrutura para que o administrador defina seu catálogo de produtos, organize sua "vitrine" e receba pedidos. Ao integrar a Nuvemshop com o Eccosys, é possível ...
    • Integração com a Vnda

      Introdução A plataforma de e-commerce é a base de uma loja virtual. Ela oferece a estrutura para que o administrador defina seu catálogo de produtos, organize sua "vitrine" e receba pedidos. Ao integrar a Vnda com o Eccosys, é possível centralizar a ...
    • Integração com o Melhor Envio

      Introdução O Melhor Envio é uma plataforma gratuita de gestão e intermediação de fretes. O Eccosys possui integração com o Melhor Envio, o que permite obter cotações de frete para diferentes transportadoras e imprimir as etiquetas de transporte em um ...
    • Integração com a Frenet

      Introdução A Frenet é uma plataforma de frete que ajuda lojistas a oferecerem as melhores opções de entrega aos clientes com preços competitivos e praticidade. O Eccosys possui integração com a Frenet, o que lhe permite cotar o frete de seus pedidos ...
    • Integração com a Sisfrete

      Introdução A Sisfrete é uma plataforma de frete que ajuda lojistas a oferecerem as melhores opções de entrega aos clientes com preços competitivos e praticidade. O Eccosys possui integração com a Sisfrete, o que lhe permite cotar o frete de seus ...