Cadastro de produtos

Cadastro de produtos

Introdução

O catálogo de produtos contém todas as informações necessárias para a identificar, gerenciar e comercializar os itens de uma loja virtual. Isto inclui desde os dados mais básicos, como nome e preço, até informações específicas, como categorias, dimensões logísticas e atributos da ficha técnica.

Uma vez que as informações de produto precisam estar disponíveis em diferentes sistemas, uma dúvida bastante comum é onde os produtos devem ser cadastrados: na plataforma de e-commerce ou no ERP. A resposta varia conforme a plataforma utilizada e o estágio da sua operação.

No Eccosys, é possível cadastrar / editar o catálogo de três formas:
  1. Preenchimento manual em tela (formulário de cadastro);
  2. Importação dos produtos cadastrados na plataforma de e-commerce;
  3. Importação via planilha.
Neste manual, você aprenderá:
  1. Quais os tipos de produtos existentes no Eccosys;
  2. Como cadastrar produtos manualmente.

Quais os tipos de produtos existentes no Eccosys

O Eccosys permite trabalhar com diferentes tipos de cadastros. São eles:
  1. Produto simples: Produto único, que não possui SKUs ou variações. Seu cadastro deve conter informações fiscais e de estoque;
  2. Produto pai: Produto "base", cujos SKUs ou variações (de cor, tamanho ou outros atributos) são vendidos na loja. Não é necessário incluir informações fiscais e de estoque no produto pai, visto que elas serão controladas nos SKUs.
  3. SKU: Variação do produto pai. Estes são os itens incluídos em vendas, notas fiscais e outros locais relacionados ao produto. Seu cadastro deve conter informações fiscais e de estoque.
  4. Produto com estrutura (Kit): Conjunto composto por dois ou mais produtos. De acordo com a operação, é possível vender apenas o kit ou também seus componentes individuais. Seu cadastro deverá conter informações fiscais e de estoque caso o produto listado nas notas fiscais seja o kit (e não seus componentes);
  5. Componente: SKUs que compõem um kit. Seu cadastro deve conter informações fiscais e de estoque para o caso de serem vendidos separadamente.

Como cadastrar produtos manualmente

A inclusão de um produto no Eccosys pode acontecer de algumas formas diferentes, sendo a mais básica delas o preenchimento do formulário de cadastro.

Para criar um novo produto manualmente, acesse Cadastros > Produtos. Em seguida, clique no botão “Incluir um produto”.

Observe atentamente os campos disponíveis no formulário. Eles estão divididos em abas para facilitar o preenchimento.


Aba Dados Gerais

Nesta aba devem ser preenchidas as informações básicas do produto. São elas:



  1. Nome: Nome do produto, tal como será exibido na loja virtual e em suas notas fiscais;
  2. Código: Código alfanumérico do produto, para facilitar a sua identificação no sistema;
  3. Fabricante ou fornecedor: Vincula o produto ao fabricante ou fornecedor que está cadastrado no Eccosys;
  4. Código no fabricante: Código do produto no catálogo do fabricante. Pode ser identificado na NF-e de entrada;
  5. Data/hora criação: Dia e horário em que o produto foi cadastrado no Eccosys;
  6. Tipo de frete: Campo descontinuado. Não é necessário preenchê-lo;
  7. Preço de venda: Preço para comercialização do produto na loja virtual;
  8. Preço anterior: Valor de referência, utilizado para promoções do tipo "de / por" (ex.: de R$100 por R$50, sendo R$ 100 o preço anterior e R$ 50 o preço de venda atual);
  9. Produto vendido na modalidade cross-docking: Indica que o estoque do produto será mantido e controlado pelo fornecedor. Saiba mais sobre a modalidade cross-docking;
  10. Peso líquido: Peso do produto sem a embalagem;
  11. Peso bruto: Peso do produto + peso da embalagem. É utilizado pelas transportadoras na ordem de coleta;
  12. Unidade: Unidade de medida que irá aparecer na NF-e (ex.: un, cx, dz, pc…). Campo utilizado na geração do SPED fiscal;
  13. Situação: Indica se o cadastro do produto está Ativo, Inativo ou Excluído no Eccosys. Por padrão, produtos não são excluídos definitivamente do sistema, uma vez que podem estar vinculados a pedidos ou notas fiscais;
  14. Situação para compra: Indica se o pedido pode ser incluído em ordens de compra;
  15. Situação para venda: Indica se o produto pode ser incluído em pedidos ou notas fiscais;
  16. GTIN/EAN do produto e GTIN/EAN da embalagem: Códigos de barras do produto no padrão EAN-13. O GTIN do produto pode ser igual ao da embalagem e, para a emissão da NF-e, é necessário informar ambos os campos ou nenhum dos dois;
  17. Quantidade de itens por embalagem: Informação usada para entrada de produto no Eccosys. Este campo não será integrado com a plataforma.
Para facilitar a identificação de produtos pai e filhos, sugerimos utilizar o padrão [Código do pai, hífen, identificação do filho] no código do SKU, conforme descrito no exemplo abaixo:

Código do pai: 
CAMISA123
Código do SKU 1: CAMISA123-P
Código do SKU 2: CAMISA123-M
Código do SKU 3: CAMISA123-G

Aba Tributação

Nesta aba devem ser preenchidas as informações fiscais do produto, as quais podem ser validadas junto à sua contabilidade. Os campos exibidos são:
  1. NCM: Nomenclatura Comum do Mercosul. Código numérico utilizado na emissão de NF-e e no SPED fiscal;
  2. CEST: Código Especificador da Substituição Tributária. Identificação padrão para produtos sujeitos à Substituição Tributária;
  3. ANP:  Código da Agência Nacional de Petróleo. Necessário para produtos derivados do petróleo, combustíveis e lubrificantes;
  4. Origem: Indica se a procedência do produto é nacional ou estrangeira;
  5. Tipo do item: Indica se o produto é mercadoria para revenda, matéria-prima, embalagem, produto acabado...
  6. Código GNRE: Usado por quem vende produtos para outros estados, uma vez que as vendas interestaduais estão sujeitas ao recolhimento do imposto no destino;
  7. Classe de enquadramento do IPI: Utilizado para identificar a legislação que define a não tributação do imposto quando possuir imunidade, suspensão, redução ou isenção do IPI. Atualmente, é usado somente por quem comercializa bebidas e cigarros;
  8. Código de enquadramento legal do IPI: Para as empresas do Simples Nacional, o código de é “999” - Outros;
  9. Valor IPI fixo: Para produtos que possuem tributação específica;
  10. Último ICMS ST pago: Quando o cliente tiver uma entrada de mercadoria e a natureza de entrada dele possuir ICMS ST para esse produto, o Eccosys registrará neste campo o último ST que ele pagou;
  11. Conversão de unidades para exportação: Campos utilizados para notas de exportação.

Aba Detalhes

Nesta aba é possível preencher informações de estoque e produção do produto. Os campos exibidos são:



  1. Estoque mínimo: Também conhecido como Estoque de Segurança. É a quantidade mínima que do produto que deve existir no estoque. Monitorar esta informação permite evitar a indisponibilidade do produto e/ou atrasos causados pelo tempo de reposição pelo fornecedor;
  2. Estoque máximo: Ao contrário do estoque mínimo, refere-se à quantidade máxima do produto que pode existir no estoque, a fim de evitar problemas como falta de espaço físico, vencimento (no caso de produtos perecíveis), estoque parado, dentre outros;
  3. Cálculo automático de estoque mínimo e estoque máximo: Marque esta opção caso deseje que os valores de estoque mínimo e máximo do produto sejam calculados automaticamente pelo Eccosys. Esta opção requer a configuração adicional de uma tarefa agendada para atualizar os valores regularmente;
  4. Localização: Campo de texto simples onde é possível informar o endereço em que o item se encontra no estoque. Note que esta é uma versão simplificada, e que a informação preenchida no cadastro não será utilizada no controle de estoques. Caso a sua empresa trabalhe com endereçamento de estoque (localização), essa informação deverá ser alimentada de outra forma, com o cadastro de corredores, colunas e níveis em cada depósito. Entre em contato com nosso time de suporte para mais detalhes;
  5. Unidades por caixa master: Lote mínimo de compra. Informação utilizada na ferramenta de Compras;
  6. Tempo de produção: Tempo necessário para a fabricação do produto, em dias. O valor informado é somado ao prazo de envio da transportadora. Esse campo não é integrado com todas as plataformas;
  7. Preço de custo: Campo utilizado em lançamentos de estoque, de acordo com a fórmula cadastrada em Configurações > Suprimentos > Cálculo de Custo do ProdutoGeralmente, é calculado da seguinte forma: Valor unitário + IPI + PIS + COFINS + (II) + Frete + Seguro + Despesas aduaneiras - Desconto.
  8. Produção: Campo descontinuado. Não é necessário preenchê-lo;
  9. Descrição complementar: Campo não integrado com a plataforma. Utilizado apenas para exibir informações adicionais sobre o produto no Eccosys;
  10. Produto com estrutura (Kit): Ao selecionar esta opção, seu produto será alterado para tipo Kit e uma nova aba será exibida para a configuração de seus componentes;
  11. Item produzido: Este check-box encontra-se disponível para clientes que possuem o módulo "Sob demanda" habilitado em seu ambiente, possibilitando a identificação dos produtos produzidos em sua operação.

Aba Estrutura (Kit)

Aba exibida ao selecionar a opção "Produto com estrutura (Kit)" na aba Detalhes.
Nela devem ser informados os produtos que irão compor o kit, suas quantidades e custo unitário.




Aba Categoria

Nesta aba é possível selecionar a marca, departamentos, categorias, subcategorias e tags opcionais do seu produto.

Não existe limite de departamentos e categorias no Eccosys para os produtos, porém, para algumas plataformas é necessário que o produto contenha uma categoria principal.
Se necessário, você pode salvar o cadastro sem preencher estes campos, mas a configuração deve ser feita antes de enviar o produto para a sua plataforma.

Para mais informações sobre departamentos, categorias e subcategorias, clique aqui.




Aba Ficha Técnica

Na aba de Ficha Técnica, é possível preencher os valores dos atributos previamente cadastrados em seu ambiente e adicionar imagens.


Além disso, é possível preencher alguns campos complementares, como:
  1. Descrição do produto no Fornecedor: Para importação de mercadoria. (fora do país);
  2. Descrição do produto na DI: Para importação de mercadoria. (fora do país);
  3. Comentários da embalagem / da etiqueta: Campos descontinuados. Não é necessário preenchê-los.

Aba E-commerce

Nesta aba são exibidos campos mais específicos para a página do seu produto na loja virtual. Note que nem todos os campos são obrigatórios ou estão disponíveis para todas as plataformas.
  1. Produto é vendido na loja virtual: Indica se o produto deve ser comercializado na plataforma. Este campo, em conjunto com o campo "Situação" da aba Dados Gerais fará com que as atualizações realizadas no cadastro do produto sejam enviadas para a loja virtual (caso o produto tenha situação "Ativo" e seja vendido na loja virtual);
  2. Título para a página: Campo preenchido automaticamente pelo Eccosys com base no nome do produto, mas que pode ser editado conforme a sua necessidade;
  3. Descrição do produto no E-commerce: Descrição do produto que será enviada para a loja virtual. Antes de preenchê-lo, verifique se a sua plataforma disponibiliza este campo;
  4. URL: Parte final do link da página do produto na loja virtual. O conteúdo do campo é gerado automaticamente pelo Eccosys usando o código e o nome do produto, mas pode ser editado conforme necessário;
  5. Descrição detalhada do produto: Descrição mais completa do produto, que pode ser preenchida em texto simples ou HTML. Caso utilize HTML, o Eccosys enviará o conteúdo completo para a plataforma, sem nenhuma alteração. A plataforma será responsável por ler o HTML, interpretá-lo e exibi-lo na loja;
  6. Metatag Description: Descrição utilizada por sites de busca. Antes de preenchê-lo, verifique se a sua plataforma disponibiliza este campo;
  7. Keywords: Palavras-chave para busca do produto em sua loja virtual. Antes de preenchê-lo, verifique se a sua plataforma disponibiliza este campo;
  8. Adwords Remarketing Code, Campaign code, Lomadee: Campos descontinuados. Não é necessário preenchê-los.

Aba Logística

Os campos apresentados nesta aba são:



  1. Dimensões Logísticas: Campos obrigatórios de comprimento, largura e altura. Utilizado para cálculo do frete;
  2. Dimensões reais do produto: Esse campo não é integrado com todas as plataformas;


Aba Outros

Por fim, a aba Outros apresenta um campo para Observações gerais sobre o produto.
As informações preenchidas aqui são para uso interno no Eccosys, uma vez que não serão enviadas para a plataforma.




Conclusão

Após preencher todas as informações desejadas para o cadastro de seu produto, clique no botão Salvar.
Certifique-se de que todos os campos obrigatórios tenham sido preenchidos. Estes campos podem variar de acordo com a sua plataforma e com as informações exigidas pela SEFAZ para a emissão de notas fiscais.

Após salvar o cadastro do produto, ele estará disponível para visualização e edição em Cadastros > Produtos. Você poderá incluí-lo em vendas, notas fiscais, ordens de compra, e também acompanhar suas movimentações no controle de estoque e relatórios.



Em caso de dúvidas, nosso time de suporte está à disposição para auxiliar.

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