Integração com a Shopify

A plataforma de e-commerce é a base de uma loja virtual. Ela oferece a estrutura para que o administrador defina seu catálogo de produtos, organize sua "vitrine" e receba pedidos.

Ao integrar a Shopify com o Eccosys, é possível centralizar a operação da loja, gerenciando cadastros, estoque, preços, pedidos de venda, informações de rastreio e faturamento em um só lugar.

Neste manual, você aprenderá:
  1. Fluxo da integração;
  2. Particularidades da Shopify;
  3. Como configurar a integração com a Shopify;
  4. Quais informações de catálogo importamos;
  5. Como funciona a importação de depósito;
  6. Como funciona a importação e envio de catálogo;
  7. Como funciona a importação de pedidos;
  8. Como funciona a atualização de estoque entre Eccosys e Shopify.
Leia atentamente às instruções a seguir antes de alterar qualquer parâmetro da integração. Se necessário, solicite o auxílio de nosso time de suporte.

Fluxo da integração



Importamos para o EccosysEnviamos para a plataforma
Árvore de categorias
Produtos
Atributos
✔*
Imagens

✔*
Marcas
✔*
Depósitos


(*) Enviados apenas em conjunto, quando informados no cadastro do produto. "Atributos" e "Marcas" serão enviados nos produtos desde que estas informações tenham sidos previamente cadastradas e importadas da plataforma para o Eccosys. 

Particularidades da Shopify

  1. Os atributos precisam ser mapeados no Eccosys;
  2. Envia imagens dos produtos cadastrados no Eccosys;
  3. Atualiza preços por meio de tarefa própria;
  4. É necessário configurar data de corte em parâmetros da plataforma;
  5. É possível importar pedidos manualmente (auditoria);
  6. Caso o transportador não esteja corretamente mapeado, os pedidos de venda não serão importados;
  7. Permite trabalhar com múltiplos centros de distribuição.

Como configurar a integração com a Shopify

Caso deseje migrar sua operação para uma outra plataforma ou serviço já integrado ao Eccosys, solicitamos que notifique o time de suporte com antecedência mínima de 30 dias. Desta forma, poderemos fornecer as orientações necessárias e avaliar quaisquer ajustes relacionados à migração.

Para configurar a integração entre Eccosys e Shopify, acesse Configurações > Plataforma > Multiplataforma e clique no botão "Incluir uma plataforma".

Na janela de edição, certifique-se de que os campos Nome da loja, Domínio e Plataforma sejam preenchidos.


Aba Conexão

Nesta aba devem ser informados os dados de autenticação que irão permitir a comunicação entre Eccosys e Shopify.
Atualmente, é necessário utilizar um app personalizado. Contate o suporte da Eccosys para mais informações.

Aba Parâmetros da plataforma

Nesta aba são apresentadas configurações específicas para a integração com a Shopify. Valide os campos abaixo, de acordo com as necessidades da sua operação:
  1. ID do Depósito Padrão na PlataformaIdentifica o depósito padrão na plataforma por meio de um código numérico único;
  2. Importação de Produtos - Apenas AtivosDefine se produtos inativos devem ser importados para o Eccosys;
  3. Importação de Produtos - Origem PadrãoDefine qual será a origem para produtos novos importados através dos pedidos de venda;
  4. Envio de Produtos - Sincronizar Imagens: Define se as imagens serão enviadas do Eccosys para a plataforma;
  5. Importação de Pedidos - Data de CortePermite definir um intervalo inicial para a importação automática de pedidos. A data deve estar no formato AAAA/MM/DD (ex.: 2022-10-13);
  6. Importação de Pedidos - Situação: Define se o Eccosys irá importar apenas pedidos pagos;
  7. Regra de Envio de Status para a PlataformaDefine quando o Eccosys deve enviar as informações de faturamento para a plataforma;
  8. Regra de Envio de Estoque: Define qual será o tipo de comunicação sobre o estoque dos produtos entre Eccosys e plataforma;
  9. Integração com cotação Frenet: Define se haverá cotação de frete com a Frenet;
  10. Lista de preço da PlataformaPermite selecionar uma lista de preços cadastrada no Eccosys para atualizar os valores dos produtos na plataforma.

Clique em Salvar.

Como funciona a importação de depósito

Para que seja possível atualizar os produtos, é necessário que pelo menos um depósito seja cadastrado na Shopify e importado para o Eccosys via tarefa agendada.

Esta tarefa agendada pode ser habilitada em Configurações > Outros > Tarefas agendadas (tarefa "Instalador Multiplataforma Apenas Depósitos").

Os depósitos serão identificados nas vendas através de seu CEP. Este tipo de informação auxilia na identificação de entregas expressas, como Fullfilment, agilizando o fluxo de faturamento das Vendas.

Ao importar um depósito, ele receberá um código identificador único (IdExterno). Esta informação será vinculada ao CEP dos Centros de distribuição (local onde se encontra o produto físico).

A importação do catálogo cadastrado na plataforma para o Eccosys acontece por meio das tarefas agendadas "Instalador multiplataforma" ou "Instalador Multiplataforma apenas catálogo".

O envio de produtos do Eccosys para a Shopify pode ser feito individualmente, em Configurações > Plataforma > Produtos. Utilize os botões de ação na linha correspondente para enviar (seta para cima) ou importar (seta para baixo).

Você também pode realizar o envio/atualização de diversos produtos. Para isso, selecione os itens desejados e clique na opção "Enviar produtos selecionados", disponível no botão Ações.

Importante: Caso deseje usar a opção "Enviar todos os produtos", consulte o nosso time de atendimento.



Categorias, marcas, e atributos

As categorias e as marcas possuem telas próprias para envio em Configurações > Plataforma.

Os atributos precisam ser criados na plataforma e importados para o Eccosys por meio de uma tarefa agendada, localizada em Configurações > Outros > Tarefas Agendadas.

Para sua segurança, recomendamos que processo de envio seja feito com o acompanhamento de nossa equipe de suporte.


Como funciona a importação de pedidos

Para entender o fluxo de pedidos e atualização de estoque entre Eccosys e Shopify, considere o seguinte exemplo:
  1. Um cliente do estado São Paulo efetua a compra de 5 Camisas Sociais em sua loja virtual. Ao concluir compra, será feita a cotação do frete calculando quanto será pago pela entrega do produto;
  2. O CEP do consumidor (SP) será um fator essencial nesta etapa, pois auxiliará na identificação do depósito mais próximo. Neste momento, identificou-se que o produto sairá do depósito (SP capital);
  3. A partir daí, o centro de distribuição encontra-se vinculado ao pedido, e este será informado na venda quando ela for importada para o Eccosys;
  4. A reserva referente ao item, assim como sua atualização na plataforma, será feita no depósito da venda (neste caso, SP capital), mesmo que haja saldo disponível em outros depósitos.
  5. Em compras com mais de um item, o Eccosys analisa o depósito que possui saldo disponível dos produtos, ou seja, se o pedido possui três itens, e cada um deles está em um depósito, a venda é importada parcialmente. Exemplo: 1219-1, 1219-2 e 1219-3, sendo uma venda parcial para cada item.
Observações:
  1. Pedidos que possuírem mais de um centro de distribuição serão divididos e terão faturamentos individuais;
  2. A cotação de frete irá considerar o CEP de destino e as dimensões do produto informadas na plataforma.


Como funciona a atualização de estoque entre Eccosys e Shopify

Durante a importação do catálogo, as quantidades de produtos em cada depósito serão respeitadas. Posteriormente, todas as movimentações de estoque deverão ser feitas no Eccosys e comunicadas à plataforma por meio de uma tarefa agendada.

Por padrão, o estoque comunicado entre Eccosys e Shopify é o estoque disponível, calculado com base nas reservas.

A reserva de estoque acontece sempre que um pedido é criado no Eccosys. Desta forma, a tarefa agendada "Atualização de Estoque" irá informar à plataforma a quantidade disponível do produto na próxima vez em que for executada (geralmente, dentro de 10 minutos).


Conclusão

Após realizar e revisar as configurações da plataforma, recomendamos que sejam realizados testes de envio / baixa de produtos e pedidos.


Em caso de dúvidas, nosso time de suporte está à disposição para auxiliar.


Atualizado em 10/09/2024
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